quarta-feira, 24 de março de 2010

COMBATE À DENGUE: PREFEITURA REALIZOU “MUTIRÃO INFORMATIVO




Com o objetivo de despertar a responsabilidade de cada colinense no combate à Dengue, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Equipe de Vetores, realizou no sábado, 13 de março, um “Mutirão Informativo” pelos bairros da cidade, alertando sobre os perigos da doença e, acima de tudo, tendo em vista o aumento significativo do número de casos positivos, da importância do engajamento de toda a população na luta contra o mosquito transmissor
Os números atualizados dos casos positivos da doença de janeiro até agora, mostram que a cidade já contabiliza 18 casos, sendo 5 importados e 13 autóctones (transmissão local). O município possui ainda, 22 casos suspeitos, cuja confirmação depende de resultados laboratoriais. A maioria dos novos casos positivos foi registrada no bairro Patrimônio.
O “Mutirão Informativo”, que a princípio seria realizado nos bairros Nova Colina e Patrimônio e no Centro da Cidade, acabou sendo estendido para todos os bairros. Através de um Trio Elétrico a população recebeu orientações sobre a gravidade da Dengue, que pode matar, e os cuidados que todos devem adotar para afastar a doença de suas casas. Houve também a distribuição de panfletos informativos. A ação contou com a participação do Vice-Prefeito, Ronaldo Daher, da Equipe de Vetores, Agentes Comunitários de Saúde, demais funcionários da Rede Municipal de Saúde.
A Prefeitura vem intensificando o combate à Dengue. Além do trabalho casa a casa realizado durante todo o ano, foi realizado no mês de fevereiro um arrastão de coleta de entulhos por todos os bairros, bloqueios com a aplicação de inseticida nos bairros Patrimônio e CDHU 2 (Conjunto Habitacional Francisco Torneli) e centro da cidade. O trabalho de conscientização vem ganhando também as salas de aula. A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Coordenador de Informação e Comunicação, André Canteiro Silva, iniciou na semana passada palestras junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio do município. O trabalho já foi desenvolvido junto aos alunos das Escolas Municipais, “Lamounier de Andrade” (19 salas), Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis” (13 salas) e da Escola Estadual “Darcy Silveira Vaz” (12 salas). A ação preventiva tem seqüência nessa semana nas demais escolas.
“A situação é preocupante. Mais do que nunca, necessitamos que a população nos ajude eliminando os criadouros. Essa luta é de todos. Não podemos ficar parados e nem deixar água parada. Os cuidados são básicos e de conhecimento geral. Juntos, Prefeitura e população, podemos frear o aumento dos casos”, ressaltou a Ronaldo, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira. A Secretária da Saúde destacou, que ao menor sintoma, o munícipe deve procurar os serviços de saúde, para que as providências, como bloqueio e nebulização, sejam tomadas o mais rápido possível.

Nenhum comentário: