terça-feira, 25 de maio de 2010

Encontro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente define propostas e elege delegados



Com o tema “20 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e o protagonismo infanto-juvenil: Um outro mundo é possível”, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu na manhã de sexta, 21 de maio, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o IV Encontro Lúdico Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve como palestrante, o Professor, José Boff, que apresentou um vídeo sobre o tratamento dado às crianças e adolescentes desde o descobrimento do Brasil até a instituição do ECA no ano de 1990.

Participaram do Encontro crianças, adolescentes, os Secretários Municipais da Promoção Social, Lupercio Nevair Zanchetta e da Educação e Cultura Designada, Elizabete Milani Neme, representantes da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, do Conselho Tutelar, CREAS e CRAS, da ARCO – Núcleo de Orientação ao Adolescente, APAE, além de Diretoras e Professoras de Escolas e convidados. O evento contou ainda com a apresentação de alunos da Oficina de Violão do Projeto Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O Encontro foi aberto pelo Vice-prefeito Municipal, Ronaldo Daher, que destacou a importância da participação das crianças e adolescentes nas discussões sobre seus direitos.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Silvia Maria Moreira, sugeriu em seu pronunciamento que as crianças e os adolescentes, durante as discussões, deveriam considerar não só os direitos, mas também os deveres.

Foram formados dois grupos; o das crianças discutiu o tema: A Construção da Cidade de Direitos, e o grupo formado por adolescentes, teve como tema: Os 20 anos do ECA e o Protagonismo Infanto-juvenil. As crianças e os adolescentes presentes corresponderam à expectativa interagindo junto aos observadores (adultos). Das discussões surgiram reivindicações como, melhoria das moradias, segurança, o fortalecimento da família através de campanhas e encontros, capacitação, inclusão social, entre outras. Essas propostas serão levadas pelos delegados eleitos ao Encontro Regional, ainda sem data definida.

Foram eleitos, no grupo das crianças: Alex Justino Pereira, Delegado Titular, tendo como suplente, Stefani Regina R. Batista. Esse grupo terá como Observador Titular, Gabriela Areias de Souza e suplente, Jaqueline Curi Tomas. No grupo de adolescentes, foi eleito como Delegado Titular, Rafaela Pereira dos Reis, tendo como suplente, Eduardo Luis Longo, sendo a Observadora Titular, Lilian Rodrigues Domenegueti e suplente, Rogéria Aparecida Casagrande.

Nenhum comentário: