"Com consciência das dificuldades no combate às desigualdades sociais de nosso país, a extensão de meu trabalho na vida pública é ilimitada. Meu comprometimento depende disto. Até mesmo para explorar novos desafios, a fim de coibir possíveis exageros e injustiças dentro de nossa democracia. Juntos chegaremos lá. Avante Brasil!"
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Colinenses concluem Curso de Rédeas
Colinenses concluem Curso de Rédeas
Em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural Vale do Rio Grande, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, promoveu mais um curso gratuito à população. Realizado no período de 15 a 19 de julho, o Curso de Rédeas, teve a participação de 15 colinenses.
O curso foi ministrado por Celso Cuba (48), de Presidente Prudente, que está no mundo do cavalo desde 1984, e que já competiu em várias modalidades (hipismo rural, seis balizas, três tambores, laço em dupla, etc). Atualmente é criador de cavalos, pecuarista, instrutor pelo SENAR (cursos de doma racional, rédeas, casqueamento e ferrageamento), promotor de eventos (provas e leilões eqüestres), presta acessoria em haras e eventos desta natureza, e desde 1986, é juiz de provas da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), e julga provas de várias modalidades das raças Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa.
O evento conciliou teoria e prática de vários exercícios e princípios básicos de equitação, visando um melhor posicionamento do conjunto, cavaleiro e cavalo, assim como o flexionamento do anterior (pescoço e paletas) e posterior (garupa) do eqüino, liberando sua movimentação, preparando-o e condicionando-o para a realização, com maior facilidade, das principais manobras de rédeas (galope em círculos grandes e pequenos, trocas de mão, “spins”, esbarros, recuos e “rollbacks”), inicialmente ao passo, depois ao trote e finalmente galope. Sempre que o animal realizava corretamente cada exercício, era recompensado com um afago e um período de descanso. “O animal tem que aprender sem sofrer, para que não crie um trauma. Como uma criança que vai para a escola; se receber um grande número de informação de uma só vez, irá se assustar e não conseguirá acompanhar o curso”, relatou Celso.
O instrutor ainda, gentilmente, extra curso, proferiu palestra sobre a morfologia eqüina, organizada pelo professor médico veterinário, Paulo Sérgio Marqueti para os alunos do segundo e terceiro anos da Escola Técnica Agropecuária Municipal São Francisco de Assis.
O Vice-Prefeito Municipal, Ronaldo Daher , que acompanhou o curso e participou da Palestra, agradeceu a gentileza de Celso e destacou que a Prefeitura mantém um extenso calendário de cursos gratuitos à população. “Temos procurado estabelecer parcerias e oferecer capacitação em diversas áreas”.
Para o mês de julho, estão previstos cursos de Artesanato em Taboa e Processamento de Carnes de Ovinos. Informações e inscrições no PAT, na Av. Dr. Manoel Palomino Fernandes esquina com a Rua 7 de Setembro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário