quarta-feira, 5 de maio de 2010

Prefeitura lança campanha “Colina contra a Dengue” e intensifica ações de combate






Com a finalidade de chamar a atenção da população colinense e intensificar ações preventivas para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Aedes Aegypti, a Prefeitura Municipal de Colina, numa ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, promove a Campanha intitulada “Colina contra a Dengue”. Lançada, oficialmente, no último 17 de abril, a iniciativa conta com a instalação de outdoors, em dois pontos estratégicos da cidade, avenidas Luiz Lemos de Toledo e José Francisco Azedo.
Na oportunidade do lançamento, equipes da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, distribuíram panfletos informativos e saquinhos com areia à população, para incentivar a substituição de água, por areia grossa, nos pratos de vasos de plantas.
Até o momento, Colina registra 44 casos positivos da doença, sendo 28 com transmissão local e 16 importados. Outros 07 casos suspeitos aguardam confirmação pelo resultado de exames laboratoriais. Recentemente, no período de 06 à 09 de abril, foi concluído o trabalho de nebulização, que consiste na aplicação de inseticida em residências, nos bairros onde foi detectado os casos positivos. O inseticida foi aplicado em 630 imóveis, localizados nos bairros: Patrimônio, Vila Cunha, Primavera e Nosso Teto.
Além da Campanha, a equipe do Controle de Vetores realiza diariamente trabalho de orientação casa à casa, verificando e eliminando focos do mosquito nas residências e prédios comerciais; Agentes Comunitárias de Saúde participam de palestras e treinamentos com objetivo de fortalecer o trabalho preventivo no combate à Dengue; os meios de comunicação locais são utilizados como ferramenta alternativa para orientar maior número de pessoas; estudantes da Rede Municipal de Ensino e jovens integrantes de Projetos Sociais são conscientizados, sem contar o Arrastão, que percorreu toda a cidade, com o recolhimento de objetos diversos.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que, ao apresentar o menor sintoma da doença, a população procure atendimento médico. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, dor nos ossos e articulações, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.
O Vice Prefeito Municipal, Ronaldo, enfatizou que a Administração não têm medido esforços para combater a doença. “Temos realizado todas as medidas cabíveis para evitar que a doença evolua em nossa cidade. Entretanto, a Dengue é um problema universal e deve ser combatido por todos”.

Nenhum comentário: